
Já ouviu falar sobre hortoterapia? Quer saber mais sobre o assunto? Prepare-se, pois elaboramos um guia com quatro benefícios incríveis desse tipo de jardinagem!
A jardinagem como terapia já é amplamente utilizada ao redor do mundo para melhorar a qualidade de vida e saiba que existe até mesmo um nome para esse hábito.
Estamos falando da hortoterapia, isto é, uma prática que une o contato direto com a natureza com a promoção de saúde e bem-estar.
Esse tipo de terapia ocupacional com jardinagem faz bem, tendo o objetivo de proporcionar a nós uma maior vitalidade, saúde e bem-estar físico, mental e emocional.
Mas, claro que você não está surpreso com isso, não é mesmo? Afinal, os benefícios psicológicos de cuidar de plantas já são velhos conhecidos!
A grande diferença então na terapia horticultural é que vem sendo cada vez mais explorada e indicada por médicos e profissionais da área.
O motivo? Bom, estamos inseridos em uma rotina desgastante, onde o estresse se faz mais presente em nosso dia-a-dia do que gostaríamos.
Com isso, buscar a jardinagem como terapia tem sido a solução para nos reconectarmos ao que realmente importa.
Isso significa promover a harmonia entre a natureza e nós mesmos, ou seja, reconquistar o equilíbrio de uma vida mais saudável, em todos os sentidos.
Por isso, se assim como nós você também acredita que cultivar vai muito além de semear, saiba que está no lugar certo!
E, para lhe provar que temos razão, preparamos este post exclusivo com quatro grandes benefícios da jardinagem e hortoterapia! Aproveite!
JARDINAGEM E HORTOTERAPIA COMBATEM A ANSIEDADE

Anda estressado? É uma pessoa que sofre de ansiedade ou depressão? Vive se preocupando com o excesso de possibilidades no futuro?
Pois, saiba que um dos maiores benefícios da horta terapêutica é justamente recuperar nosso bem-estar emocional e psicológico.
O cultivo de plantas como prática terapêutica nos traz uma melhora imensa nas funções cognitivas e psicológicas, reduzindo assim os sintomas da ansiedade, por exemplo.
Além disso, esse contato com a natureza proporciona um maior controle de nossa mente, pensamentos e emoções, ou seja, tudo o que precisamos para ter qualidade de vida adequada.
E isso é um círculo vicioso, pois se temos um maior bem-estar, consequentemente dormimos mais tranquilamente, acordamos mais dispostos, desejamos ter mais satisfação pessoal, enfim.
Por isso, não é atoa que cada vez mais a jardinagem na saúde mental vem sendo recomendada pelos médicos.
Diversos estudos já apontaram que esse hábito tem a capacidade de nos libertar das preocupações, assim como dos desconfortos mentais e emocionais diários.
Então, diga adeus à ansiedade, o estresse e depressão! Comece a cultivar no seu exterior e interior diariamente e veja como sua vida se transformará para melhor!
-
JARDINAGEM E HORTOTERAPIA MELHORA A CONCENTRAÇÃO E MEMÓRIA

Uma das indicações da dessa prática é justamente quanto horta terapêutica para idosos, isto é, como recurso para complementar a vida na terceira idade.
Isso por que a jardinagem e paisagismo tem a capacidade de estimular nosso foco e memória.
Óbvio que essas duas características são super bem-vindas na terceira idade, mas também são muito úteis para jovens e adultos também, concorda?
Com o atual estilo de vida moderno, vivemos a todo o momento sob pressão, cheios de compromissos e datas para dar conta…
O problema dessa rotina agitada é que ela afeta a nossa capacidade de concentração e cognição.
E o pior é que com isso, o indivíduo passa a ter problemas de memória, raciocínio, juízo e até mesmo linguagem.
Nesse sentido, a hortoterapia pode ajudar e muito, visto que o simples hábito de plantar e cuidar de plantas pode impulsionar os processos de concentração e memória em nosso cérebro.
Assim, em curto prazo já há uma melhora significativa na capacidade de memorização, uma vez que a pessoa se conectando com a natureza passa a prestar mais atenção aos detalhes, adquire novos conhecimentos e habilidades, ocupa a mente, entre outros fatores que ajudam nesse processo.
-
JARDINAGEM E HORTOTERAPIA AUMENTA O DESEJO DE VIVER

Quem é que nunca se sentiu para baixo, não é mesmo? Qual é a pessoa que nunca teve um momento de pensar o porquê fazer as coisas que faz, certo?
Bom, nesse sentido a jardinagem na saúde mental pode ser muito valiosa, considerando que essa terapia aumenta o desejo de viver.
Cultivar é muito mais do que escolher uma planta e regá-la, é um ato de reconexão consigo mesmo, de autoconhecimento, enfim, dá um novo sentido a vida.
Além disso, a hortoterapia proporciona um novo estilo de vida, no qual a pessoa passa a ter outras ocupações em sua vida, além de trabalhar e/ou estudar.
Dessa forma, temos um aumento no desejo de viver, afinal, a pessoa passa a se sentir mais importante para si e para o mundo.
-
JARDINAGEM E HORTOTERAPIA PROPORCIONA UMA MAIOR QUALIDADE DE VIDA FÍSICA

Agora que já falamos bastante dos benefícios psicológicos de cuidar de plantas, chegou o momento de pensar em nosso corpo físico…
O ato de cultivar plantas é extremamente relaxante, proporcionando assim uma sensação de leveza e paz no indivíduo.
Isso afeta diretamente o funcionamento do nosso organismo, melhorando assim a atividade respiratória e a imunidade, reduzindo a frequência cardíaca e etc.
Com isso, nossa saúde física é beneficiada, sendo comprovado que a jardinagem como terapia ajuda a prevenir uma série de doenças.
Um bom exemplo disso vem de uma pesquisa realizada pela Universidade de Bristol, no Reino Unido.
O estudo mostrou que o contato com uma determinada bactéria presente no solo de jardinagem e no o húmus (confira mais sobre a compostagem orgânica aqui – link art 1) atua diretamente como antidepressivo, diminui alergias, dores e náuseas.
Quer mais? Pois bem, essa prática favorece a oxigenação do sangue, energizando assim o corpo e liberando endorfinas, que são responsáveis por diminuir o estresse e a pressão arterial.
Outro grande benefício físico é na perca de peso! Sim, a jardinagem pode ajudar a emagrecer, pois é atividade que ajuda a queimar calorias, além de exercitar os músculos do corpo, favorecendo então o ganho de massa magra e flexibilidade corporal.
Portanto, essas são as vantagens de se praticar a jardinagem e hortoterapia!
Basicamente, estamos falando de uma melhora gigantesca em nosso sistema:
-
Físico: o hábito de plantar melhora todas as nossas habilidades motoras, cardiovasculares e respiratórias;
-
Emocional: a jardinagem aumenta a autoestima e o controle sobre nossas emoções, gerando um estado de equilíbrio e aumento no nível de felicidade;
-
Intelectual: a hortoterapia proporciona adquirir novos conhecimentos e habilidades, estimulando nosso intelecto;
-
Social: o contato com a natureza muda nossa perspectiva de vida, melhora a capacidade de comunicação com outras pessoas, enfim.