
Não sabe como cuidar corretamente do seu bonsai? Não se preocupe, pois no tema de hoje mostraremos as melhores dicas para ter um cultivo lindo e saudável!
Os cuidados com bonsai tem ganhado cada vez mais espaço na vida dos brasileiros, mas e quanto a você, já parou para pensar sobre isso?
Você sabe o que é um bonsai? Bom, ao contrário do que muitos pensam, bonsai não é uma espécie de árvore, mas sim a arte de cultivar diversas espécies de árvores em miniatura.
Um bom exemplo são os pinheiros, que são as árvores clássicas mais utilizadas para o bonsai.
Dessa forma, antes de querer saber quais são os cuidados com bonsai, é preciso ter claro que bonsai não se refere a um tipo específico de planta.
Estamos falando de um método de poda e formato para criar uma ilusão de uma velha árvore em miniatura.
É importante pensar sobre isso, pois muitos iniciantes nesse tipo de cultivo acreditam que toda muda de árvore pequena em um vaso é um bonsai.
Mas, isso não é uma regra, afinal, há vários tipos de bonsai, desde os pequenos até os grandes.
Nesse sentido, a espécie de bonsai grande pode chegar a 120 cm, como é o exemplo do omono bonsai.
Já os pequenos, temos espécies de média de 15 cm, como é o caso do komono bonsai.
Mas, chega de conversa fiada e vamos ao que realmente importa?
Independentemente de querer saber como cuidar de um bonsai pitanga ou outra espécie, algumas dicas são valiosas para todas as situações!
Pensando nisso, separamos 4 dicas de ouro de como cuidar bonsai, tendo assim um cultivo exuberante! Confira!
- LOCAL DE CULTIVO

Um dos principais cuidados com o bonsai que você deve ter é com relação ao local de cultivo.
Isso por que o ambiente onde sua planta será mantida fará toda a diferença no crescimento da espécie.
De uma maneira geral, o bonsai deve ser cultivado ao ar livre, pois as variações climáticas como chuva, vento frio e sol são condições necessárias a um cultivo saudável.
Assim, o ideal é que permaneçam em um ambiente aberto como jardim, varanda ou sacada com sol direto, pelo menos na parte da manhã.
Você pode também cultivar bonsai em apartamento, por exemplo, mas tenha o cuidado de não deixá-lo muito tempo em ambientes fechados, especialmente se tiver a presença constante de ar condicionado e aquecedor.
Com relação à iluminação, os bonsais adoram insolação direta, então, deixe-os expostos ao sol pelo menos quatro horas durante o dia, pois quanto mais sol, melhor.
Além disso, uma dica super interessante é procurar não colocar sua plantinha diretamente sob o chão.
A recomendação é colocar seu vaso de bonsai em cima de estrados de madeira, pois assim favorecerá a ventilação das raízes e consequentemente seu crescimento.
- REGA
Outro tópico na nossa lista de cuidados com bonsai é referente à rega, e saiba que por mais simples que pareça, ainda há cultivadores que erram feio nesse quesito…
Por ser um cultivo em vasos pequenos, com pouca profundidade e de variadas espécies, a rega se torna um grande desafio dos cultivadores.
Assim, a primeira coisa a se fazer é analisar os tipos de bonsai, ou seja, cada espécie terá sua necessidade específica de água.
Mas, independentemente de querer saber como cuidar bonsai de jabuticaba ou pinheiro, de modo geral, a irrigação deve ser feita diariamente.
Com relação a forma de regar, essa deve ser feita de forma abundante, em toda a extensão do vaso, inclusive por sobre a planta, para que a água possa penetrar na terra.
Além disso, os melhores horários são de manhã cedo ou ao final da tarde.
Em estações mais quentes, como primavera e verão, você pode também borrifar água na parte aérea da planta, para manter a umidade e eliminar traços de poeira depositados sobre as folhas.
Contudo, muito cuidado para não encharcar seu bonsai, pois poderá provocar o apodrecimento das raízes.
E, se por acaso você perceber que há uma dificuldade na absorção de água durante as regas diárias, experimente furar a superfície do solo com um hashi para melhorar a drenagem.
Se isso não resolver, provavelmente, será necessário fazer a troca do solo, ou seja, um replantio emergencial.
- REPLANTIO
Os cuidados com bonsais envolvem também o replantio e esse tem três finalidade nesse tipo de cultivo: podar as raízes, trocar substrato e condicionar a planta a viver em um vaso menor.
Por isso, o replantio deve ser realizado periodicamente, dependendo do tipo de planta, do estado em que ela se encontra, do tamanho do vaso e do tipo de substrato onde ela está plantada.
Geralmente, as plantas caducifólias, as frutíferas e as plantas com floração abundante devem ser transplantadas todos os anos.
Já as espécies coníferas (bonsais de cedro ou pinheiro, por exemplo) e as árvores perenes devem ser transplantadas a cada dois ou três anos.
Uma regrinha básica e que sempre funciona é que quanto mais velha é a árvore bonsai, mais intercalado deverá ser seu replantio.
Quanto a melhor época para realizar o replantio, o ideal é que seja feito na primavera, que é o período onde se reinicia a circulação da seiva, os brotos iniciam suas atividades e a árvore um novo ciclo.
O solo de replantio também é influenciado pelos cuidados com o bonsai, sendo a recomendação o uso de um substrato de alta drenagem, podendo ser caco de telha, akadama e até mesmo uma mistura com cacos de pedra pomes,
Além disso, procure tirar a árvore do vaso sem desmanchar a terra em volta das raízes (torrão).
A primeira rega após o replantio poderá ser por imersão, para garantirmos com mais segurança que o interior do vaso foi molhado em toda sua extensão.
E lembre-se de deixar a planta abrigada do sol, vento e frio por duas a três semanas. Após este período, podemos ir trazendo o bonsai para o sol gradativamente.
Para a finalização do projeto do bonsai, vários vasos são usados durante as fases de condução (treinamento) da planta educando-a a cada replantio para ficar em um vaso cada vez menor.
- ADUBAÇÃO

O bonsai é totalmente dependente da adubação, principalmente devido à condição de espaço reduzido do vaso.
Além desse fator, algumas características de seu cultivo, como solo inerte, aerado e drenante, tornam obrigatória a adubação correta do bonsai.
De modo geral, essa adubação pode ser feita com adubos químicos ou orgânicos, de acordo coma época e momento que a planta se encontra em seu desenvolvimento.
No caso da adubação orgânica, pode-se utilizar estero de frango curtido, uma mistura de farinha de osso e torta de mamona em partes iguais.
Os adubos orgânicos são de maior segurança com relação a possíveis excessos, pois estes são absorvidos gradativamente pelo solo e pela planta, além claro de serem opções mais saudáveis.
Confira aqui como fazer uma compostagem orgânica (link art. 1) e assim ter sua própria produção de adubo caseiro para seus bonsais!
Já se preferir fazer a adubação química, essa deve ser rica em macro nutrientes, como: nitrogênio (N), fósforo (P) e potássio (K). Uma excelente sugestão seria adubação química de liberação lenta como o Osmocote.
Durante a aplicação dos adubos químicos é importante tomar cuidado, pois altas concentrações nas dosagens podem ser fatais (o excesso de adubo faz tão mal quanto a sua ausência).
Para não errar, realize uma adubação a cada mês, sendo essa feita em proporções pequenas, para não se queimar as raízes da planta.
Em estações como primavera e no outono, você pode adubar a cada quinze dias.
Outra dica é que nas espécies frutíferas, como no caso de querer saber como cuidar bonsai amora, a adubação seja suspensa no início da floração e retome apenas quando o fruto estiver do tamanho de uma ervilha.
Além disso, um segredinho na hora de fazer a adubação de bonsais é nunca fertilizar com a planta seca.
O ideal é adubar aproximadamente uma hora após as regas e de preferência na parte da manhã ou final da tarde.
E jamais adube bonsais doentes, fracos ou recém-transplantados, sendo o mais indicado nesses casos aguardar ao menos um mês antes de iniciar as adubações.
Então, essas foram as nossas dicas de como cuidar bonsai, gostou?
Com esses truques você com certeza terá um cultivo muito mais lindo e saudável!
Quer intensificar ainda mais os cuidados com bonsai? Então, visite nosso site (https://sollunavitrine.com.br/) e confira nossa linha exclusiva de produtos para bonsai!